Restauração e pormenores irritantes!
janeiro 08, 2018
Penso que nunca referi aqui, mas eu de momento trabalho em restauração, o que me faz ter de lidar com muitas pessoas diariamente. Penso que todos concordamos que lidar com pessoas não é fácil!
Venho partilhar convosco alguns pontos que me chateiam, alguns mínimos, mas que não suporto!
1- Não quero o cartão multibanco dos outros.
Sou eu que recebo os pagamentos e muitas das vezes ao estar a passar o cartão multibanco de alguém e dar ao cliente para colocar o código, chateia-me imenso quando depois vou a pegar o multibanco de volta para retirar o cartão e a pessoa nem deixa sequer o pagamento terminar, tira logo o cartão, como se tivesse medo que eu ficasse com ele pra mim! E lá temos de repetir todo o processo.
2- Por favor, não carreguem no verde antes de arrancar o papel!
Esta é outra relacionada com o multibanco. Pensem numa coisa chata!
O cliente põe o código e depois quando vai pra sair o talãozinho, não me dão o multibanco para a mão para eu o tirar. Fazem o quê? Carregam verde! Fazem com que os dois talões saiam juntos (o meu e o do cliente), super chato, porque depois tenho de rasgar à mão em vez de os puxar individualmente.
Parece parvo, mas se toda a gente fizesse isto seria completamente perda de tempo. Porque rasgar o talão logo é bem mais rápido do que estar a separá-los manualmente, principalmente quando estou cheia de gente para atender.
3- Bom dia, boa tarde, boa noite!
É tão bom quando alguém responde a estas saudações! Cumprimento o cliente com um mega sorriso e ele nem me responde, quase como se eu não existisse.
4- Entrar, sentar e nem perguntar.
Isto não é bonito. Primeiramente, fica sempre bem perguntar se podem sentar naquele lugar e não simplesmente entrar, sem dizer nada e escolher um lugar. Não é assim, às vezes o lugar pode estar reservado ou ter gente à frente para sentar. E os empregados de mesa estão ali para ajudar a gerir a sala também, é desnecessário sentarem numa mesa de 4 pessoas, sendo que são apenas dois e a sala está CHEIA.
5- Crianças a correr.
Gosto de crianças, aliás, gosto tanto que já trabalhei em creches. O problema é que muitas das vezes os pais não se apercebem, ou fingem que não se apercebem, e deixam as crianças a correr pelo meio do restaurante. Sendo que, os empregados de mesa andam a "correr" de um lado para o outro com tabuleiros cheios de bebidas, comida e se alguma coisa cair em cima da criança ainda o consideram culpado.
Por favor, não deixem as crianças andarem a rastejar pelo chão, principalmente quando vêem que o empregado passa por ali imensas vezes.
6- Aprender a esperar.
Esperar é uma dádiva, e se eu já vi o cliente, já o cumprimentei e pedi para aguardar um pouco pelo seu pedido, por favor, saiba aguardar.
Estou ali para trabalhar, não preciso que me diga se há uma mesa para levantar ou se a sua pizza está em cima do balcão (acabadinha de entrar na caixa). Eu já vi, mas estou a atender outra pessoa e como é óbvio não a posso abandonar!
7- Também queremos ir para casa descansar.
Não gosto de despachar ninguém, mas é muito mau quando sabem que o restaurante já fechou, já comeram tudo o que tinham no prato, comeram sobremesa, beberam café e ficam ali sentados por uma eternidade a conversar de tudo e de nada, sendo que, o restaurante já está fechado há meia hora e estamos à vossa espera. O mau disto é quando sabem e ainda fazem de propósito. Também temos fome e precisamos descansar, sejam mais compreensivos.
É apenas um desabafo, se fizerem alguma destas coisas, por favor, tenham em conta o que escrevi aqui. Às vezes gostava de me partir ao meio ou ter mais uns quantos braços para conseguir fazer tudo ao mesmo tempo mas não tenho!
(image font: etsy.com)
21 comentários
Sim... lidar com pessoas não é nada fácil. É umas dores de cabeça! E há coisas que são tão pequeninas mas podem fazer toda a diferença. Deviam ser mais atentas a quem está do outro lado.
ResponderEliminarAlgumas vezes tratam-nos como se fossem superiores e eu acho isso extremamente ridículo!
EliminarBeijinho
Consigo perceber perfeitamente o que sentes... realmente as pessoas hoje em dia o que não têm é o respeito pelos outros.
ResponderEliminarÉ triste, mas é uma realidade.
EliminarBeijinho
Muitas dessas coisas também me irritam e não trabalho na restauração! Gostei muito da tua partilha! :)
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
"O bom dia, boa tarde e boa noite" costuma ser muito "normal" hoje em dia, aliás, a falta dele.
EliminarBeijinho
Consigo entender perfeitamente o que dizes. Não trabalho neste momento, mas acredito que as vezes as pessoas podem ter falta de senso e não pensam no outro. Eu faço por respeitar toda a gente que trabalha, afinal todos nós merecemos respeito.
ResponderEliminarExato. Respeito, boa educação, fica sempre bem!
EliminarBeijinho
Confesso que carrego no botão verde eheheh! Mas, obviamente que tiro sempre o primeiro talão e depois carrego no botão. Faço-o correctamente e percebo a 100% porque já trabalhei na restauração e sei muito bem como funciona. O mal das pessoas, neste caso clientes, é que talvez maior parte nunca trabalhou na restauração nem faz ideia o que se passa por trás de um balcão, a pressão que existe para que sejamos eficientes e eficazes! Eu também já fui muito crítica e muito impaciente enquanto cliente, mas quando fui trabalhar para um restaurante soube ter outra visão dos factos.
ResponderEliminarEu como cliente, agora que já sei como é estar do outro lado também sou mais compreensiva em alguns aspetos.
EliminarSe tiras está tudo bem ahah o chato é quem imprime os dois ao mesmo tempo e ficam agarrados!
Beijinho
Lidar com as pessoas nem sempre e fácil
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.pt
Nada fácil mesmooo ihih
EliminarBeijinho
exato!
ResponderEliminarxo, Ana Rita Leite
WHITE DAISY
Trabalhar com público não é fácil mesmo.
ResponderEliminarCadinho RoCo
Há dias que são muito complicados!
EliminarBeijinho
Não trabalho na área, mas como cliente também não gosto de certas coisas!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Que tipo de coisas não gostas como cliente?
EliminarBeijinho
Sim, posso te entender, não é fácil
ResponderEliminarhttps://www.babyonlinedress.com/
Há dias em que parece que toda a gente acordou mal disposta, felizmente ainda existe gente bem educada!
EliminarBeijinho
O que mais me chateia são as pessoas mal educadas.
ResponderEliminarIsso é sem dúvida algo que me tira do sério!
EliminarBeijinho
« a palavra é o espelho da alma »