Restauração e pormenores irritantes!

janeiro 08, 2018


Penso que nunca referi aqui, mas eu de momento trabalho em restauração, o que me faz ter de lidar com muitas pessoas diariamente. Penso que todos concordamos que lidar com pessoas não é fácil!

Venho partilhar convosco alguns pontos que me chateiam, alguns mínimos, mas que não suporto!

1- Não quero o cartão multibanco dos outros.
Sou eu que recebo os pagamentos e muitas das vezes ao estar a passar o cartão multibanco de alguém e dar ao cliente para colocar o código, chateia-me imenso quando depois vou a pegar o multibanco de volta para retirar o cartão e a pessoa nem deixa sequer o pagamento terminar, tira logo o cartão, como se tivesse medo que eu ficasse com ele pra mim! E lá temos de repetir todo o processo.

2- Por favor, não carreguem no verde antes de arrancar o papel!
Esta é outra relacionada com o multibanco. Pensem numa coisa chata!
O cliente põe o código e depois quando vai pra sair o talãozinho, não me dão o multibanco para a mão para eu o tirar. Fazem o quê? Carregam verde! Fazem com que os dois talões saiam juntos (o meu e o do cliente), super chato, porque depois tenho de rasgar à mão em vez de os puxar individualmente.

Parece parvo, mas se toda a gente fizesse isto seria completamente perda de tempo. Porque rasgar o talão logo é bem mais rápido do que estar a separá-los manualmente, principalmente quando estou cheia de gente para atender.

3- Bom dia, boa tarde, boa noite!
É tão bom quando alguém responde a estas saudações! Cumprimento o cliente com um mega sorriso e ele nem me responde, quase como se eu não existisse.

4- Entrar, sentar e nem perguntar.
Isto não é bonito. Primeiramente, fica sempre bem perguntar se podem sentar naquele lugar e não simplesmente entrar, sem dizer nada e escolher um lugar. Não é assim, às vezes o lugar pode estar reservado ou ter gente à frente para sentar. E os empregados de mesa estão ali para ajudar a gerir a sala também, é desnecessário sentarem numa mesa de 4 pessoas, sendo que são apenas dois e a sala está CHEIA.

5- Crianças a correr.
Gosto de crianças, aliás, gosto tanto que já trabalhei em creches. O problema é que muitas das vezes os pais não se apercebem, ou fingem que não se apercebem, e deixam as crianças a correr pelo meio do restaurante. Sendo que, os empregados de mesa andam a "correr" de um lado para o outro com tabuleiros cheios de bebidas, comida e se alguma coisa cair em cima da criança ainda o consideram culpado.
Por favor, não deixem as crianças andarem a rastejar pelo chão, principalmente quando vêem que o empregado passa por ali imensas vezes.

6- Aprender a esperar.
Esperar é uma dádiva, e se eu já vi o cliente, já o cumprimentei e pedi para aguardar um pouco pelo seu pedido, por favor, saiba aguardar.
Estou ali para trabalhar, não preciso que me diga se há uma mesa para levantar ou se a sua pizza está em cima do balcão (acabadinha de entrar na caixa). Eu já vi, mas estou a atender outra pessoa e como é óbvio não a posso abandonar!

7- Também queremos ir para casa descansar.
Não gosto de despachar ninguém, mas é muito mau quando sabem que o restaurante já fechou, já comeram tudo o que tinham no prato, comeram sobremesa, beberam café e ficam ali sentados por uma eternidade a conversar de tudo e de nada, sendo que, o restaurante já está fechado há meia hora e estamos à vossa espera. O mau disto é quando sabem e ainda fazem de propósito. Também temos fome e precisamos descansar, sejam mais compreensivos.

É apenas um desabafo, se fizerem alguma destas coisas, por favor, tenham em conta o que escrevi aqui. Às vezes gostava de me partir ao meio ou ter mais uns quantos braços para conseguir fazer tudo ao mesmo tempo mas não tenho!

(image font: etsy.com)

You Might Also Like

21 comentários

  1. Sim... lidar com pessoas não é nada fácil. É umas dores de cabeça! E há coisas que são tão pequeninas mas podem fazer toda a diferença. Deviam ser mais atentas a quem está do outro lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas vezes tratam-nos como se fossem superiores e eu acho isso extremamente ridículo!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Consigo perceber perfeitamente o que sentes... realmente as pessoas hoje em dia o que não têm é o respeito pelos outros.

    ResponderEliminar
  3. Muitas dessas coisas também me irritam e não trabalho na restauração! Gostei muito da tua partilha! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O bom dia, boa tarde e boa noite" costuma ser muito "normal" hoje em dia, aliás, a falta dele.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Consigo entender perfeitamente o que dizes. Não trabalho neste momento, mas acredito que as vezes as pessoas podem ter falta de senso e não pensam no outro. Eu faço por respeitar toda a gente que trabalha, afinal todos nós merecemos respeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Respeito, boa educação, fica sempre bem!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Confesso que carrego no botão verde eheheh! Mas, obviamente que tiro sempre o primeiro talão e depois carrego no botão. Faço-o correctamente e percebo a 100% porque já trabalhei na restauração e sei muito bem como funciona. O mal das pessoas, neste caso clientes, é que talvez maior parte nunca trabalhou na restauração nem faz ideia o que se passa por trás de um balcão, a pressão que existe para que sejamos eficientes e eficazes! Eu também já fui muito crítica e muito impaciente enquanto cliente, mas quando fui trabalhar para um restaurante soube ter outra visão dos factos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como cliente, agora que já sei como é estar do outro lado também sou mais compreensiva em alguns aspetos.
      Se tiras está tudo bem ahah o chato é quem imprime os dois ao mesmo tempo e ficam agarrados!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Lidar com as pessoas nem sempre e fácil
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Trabalhar com público não é fácil mesmo.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  8. Não trabalho na área, mas como cliente também não gosto de certas coisas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Há dias em que parece que toda a gente acordou mal disposta, felizmente ainda existe gente bem educada!
      Beijinho

      Eliminar
  10. O que mais me chateia são as pessoas mal educadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é sem dúvida algo que me tira do sério!
      Beijinho

      Eliminar

« a palavra é o espelho da alma »

Like us on Facebook